Restos de Colecção: Cinema “Restelo”

1 de maio de 2016

Cinema “Restelo”

O Cinema "Restelo", abriu as suas portas em plena época carnavalesca, a 26 de Fevereiro de 1954, na Avenida da Torre de Belém, em Lisboa, vindo substituir o antigo cinema "Belém-Jardim" da Rua do Bom Sucesso, em Belém.

Cinema “Restelo” por altura da sua inauguração com o primeiro filme em exibição “O Capote”

Cinema “Belém Jardim” na Rua do Bom Sucesso

Enquadramento do cinema “Restelo” com a Avenida da Torre de Belém

 

Este cinema, explorado pela "Sociedade Cinema Restelo, Lda.", foi estudado e projectado pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Lisboa, dispondo de uma plateia com 680 lugares e de um Balcão com 384 lugares, servidos por amplos "foyers", e em cuja escada de acesso ao Balcão se poderia observar um mural alegórico.

 

 


bilhetes gentilmente cedidos por Carlos Caria

A sala de espectáculos, era composta por 2 plateias e 1 balcão dividido em 2 partes. A chamada 2ª plateia era a que ficava mais próxima do ecrã, tinha cadeias de pau e os bilhetes mais baratos. A 1ª plateia ficava num nível mais elevado e tinha cadeiras estofadas, e logo bilhetes mais caros. O balcão tinha os bilhetes mais caros, especialmente as três filas da frente que eram as mais espaçosas e as mais caras.

Anúncio ao primeiro filme exibido

«Porque a empresa do Cinema Restelo julga que algumas notícias sobre as suas instalações técnicas pode prestar-se a equívocos, vem esclarecer que a sua cabine se encontra apetrechada para a exibição de filmes de formato normal e panorâmico, estando a fazer também a adaptação para 3-D.
Relativamente ao Cinemascope, tem esta sala unicamente o écran especial, tencionando adquirir posteriormente a aparelhagem necessária a tal sistema de projecção.» in jornal “Diario de Lisbôa”.

 

Em 6 de Março de 1954, «filme em 3 dimensões projectado em Ecran Panoramico»

9 de Outubro de 1954

1959


gentilmente cedido por blog “IÉ-IÉ

O Cinema “Restelo” encerraria em 1989 e no seu lugar está, actualmente, um moderno edifício que, além de albergar um supermercado da cadeia “Pingo Doce”, a “Padaria Portuguesa” e agência do banco “Millenium BCP”, alberga, também, os serviços da “Entidade Reguladora de Serviços Energéticos”.

 

Fotos in: Arquivo Municipal de LisboaBiblioteca de Arte-Fundação Calouste Gulbenkian

6 comentários:

Laurus nobilis disse...

Morei a cerca de 100 metros deste cinema. Durante alguns anos, ia ao cinema sem saber o que estava em exibição. O filme mudava, se não estou em erro, às Quintas-feiras; escusado será dizer que saí a meio de alguns... É bom relembrar! Obrigado.

Carlos Manuel Santos Serra disse...

Morei no Largo da Princesa 24 r/c dto nos meus primeiros oito anos. Vi construir o cinema nas trazeiras de minha casa. Nesse tempo, no prédio de esquina havia uma estação dos correios. Quanto ao cinema Belém Jardim foi la que vi Branca de Neve e os 7 anões. Belos e antigos tempos.

Anónimo disse...

Este cinema ficou-me para sempre no coração. Pois era onde a minha querida mãe me levava quando eu tinha os meus seis , sete anos a ver belos filmes da Disney como por exemplo o " Se a minha cama voasse" e "Mary Poppins"...

Também lamento profundamente ter visto o seu encerramento, e ainda sinto um aperto no coração toda a vez que passo por lá e vejo no seu lugar um supermercado e um banco.

O meu muito obrigado por ter exposto este tema, deu-me uma grande alegria rever estas belas fotografias tanto daquele tempo como as actuais.

Bons tempos que não voltarão mais!

Ruben disse...

Morei ate 1975 na rua da Praia de Pedrouços. Casa que foi demolida entretanto onde é agora o 63 da mesma rua .O meu pai era o eletrcista do cinema e acho que tambem foi diretor. O unico filme que me lembra e ja não murava em pedrouços foi celebres e Ricas com jaqueline bisset.

Anónimo disse...

Fui projeccionista (David Pereira) nesta imponente sala de cinema no período de 1978 e 1982. Guardo com saudade os bons momentos proporcionados nesta casa. Se um dia o meu colega e amigo Victor Almeida passar por este espaço envie uma mensagem pois perdi o seu rasto. Quem não se lembra do jogo de luzes antes de iniciar as sessões, o gongue e a bola de espelhos.
Um bem haja a todos os que tiveram a oportunidade de disfrutar esta maravilhosa sala de cinema

Anónimo disse...

Fui projeccionista (David Pereira) nesta imponente sala de cinema no período de 1978 e 1982. Guardo com saudade os bons momentos proporcionados nesta casa. Se um dia o meu colega e amigo Victor Almeida passar por este espaço envie uma mensagem pois perdi o seu rasto. Quem não se lembra do jogo de luzes antes de iniciar as sessões, o gongue e a bola de espelhos.
Um bem haja a todos os que tiveram a oportunidade de disfrutar esta maravilhosa sala de cinema